Escultura do Renascimento Italiano
Luca della Robia
(1400-1482)
Luca della Robia, escultor e e ceramista da renascença italiano.
Começou com a actividade de artesão mas rapidamente se interessou pela escultura e arquitectura.
Os seus interesses humanísticos guiaram-no pela escultura de barro cozido. Esta era uma arte muito apreciada na Antiguidade que renasce no século XV.
Deu um novo impulso à terracota e especializou-se na arte da cerâmica esmaltada e vitrificada, tendo desenvolvido a sua própria técnica. Tinha como objectivo a decoração e a protecção do barro cozido perante o desgaste das intempéries a que as obras de exterior estava sujeitas. Assim, sobre a figura modelada no barro o autor aplicava uma película de esmalte colorido, que resultava em superfícies brilhantes e resistentes contra a acção do tempo.
Consta que o esmalte com que o artista cobria as suas obras de terracota, consistia numa mistura de estanho, litargírio e outros minerais.
Um misto de sensualidade e pureza marca a maior parte da obra de Luca della Robia, constituída, na sua maioria, por baixos-relevos, medalhões e frisos. Nestes últimos figuravam madonnas, profetas, santos e crianças com uma expressão alegre e serena.
Em 1446 abriu um atelier de onde saíram esculturas, relevos e outras obras com imenso êxito, devido à facilidade de transporte e aos baixos custos.
Luca realizou grande parte das suas obras em mármore. Em 1431, começou a que é considerada uma das suas obras mais importantes, uma Cantoria para a Catedral de Florença, terminando-a cerca de sete anos depois.
Esta obra possui dez painéis com relevos, onde pautam crianças, trompetistas, cantores, bailarinos, tocadores de cítara e de harpa. As figuras apresentam uma forma recta, quase arquitectónica que, juntamente com o panejamento ondulante e a expressão inocente das crianças, confere notabilidade à obra. Estes relevos de mármore, reflectem antigos padrões, com influência na escultura de Donatello, mas concebidos num espírito mais alegre. Actualmente encontra-se no Museu Opera del Duomo em Florença.
Imagem 68 - Cantoria

Nas duas décadas seguintes Della Robbia trabalhou principalmente com o bronze e o mármore. Em 1443 realizou grandes relevos para a Catedral de Florença, ilustrando a Ressurreição e a Ascensão de Cristo.
Imagem 77 - Ressurreição

Um dos seus mais notáveis trabalhos são os notáveis medalhões com imagens dos Apóstolos na Capela Pazzi, realizado em 1444, assim como as Madonnas no Bargello.
A decoração da capela marcou uma fase importante na carreira do escultor. Os doze medalhões representam as figuras clássicas dos Apóstolos, em branco sobre um fundo azul, integrando-se nas sóbrias linhas da arquitectura e na decoração geral da capela, em cores de branco e cinza.
Os medalhões em cerâmica vidrada constituem uma série de doze, tendo como temática Trabalhos dos Meses do Ano. O projecto foi baseado em práticas agrícolas contemporâneas, e em descrições de textos clássicos sobre agricultura.
Assim, em cada medalhão, uma figura masculina realiza uma actividade relativa a cada mês do ano. A cena é organizada dentro de um espaço circular, com dois tons de azul, um mais claro e outro mais escuro. A cor azul clara corresponde ao período com luz e a cor escura ao período de escuridão.
Na extremidade direita, encontra-se o número de horas de luz do dia. No topo à esquerda, encontra-se o sol na casa adequada do zodíaco e também a lua nas diversas fases se encontra representada.
Imagem 80 - Medalhão Fevereiro

Imagem 79 - Medalhão Janeiro

Imagem 82 - Medalhão Abril
Imagem 81 - Medalhão Março


Imagem 84 - Medalhão Junho
Imagem 83 - Medalhão Maio


Imagem 86 - Medalhão Agosto
Imagem 85 - Medalhão Julho


Imagem 88 - Medalhão Outubro
Imagem 87 - Medalhão Setembro


Imagem 90 - Medalhão Dezembro
Imagem 89 - Medalhão Novembro


Imagem 69 - Pormenor da Cantoria








Imagem 70 - Pormenor da Cantoria
Imagem 71 - Pormenor da Cantoria
Imagem 72 - Pormenor da Cantoria
Imagem 73 - Pormenor da Cantoria
Imagem 74 - Pormenor da Cantoria
Imagem 75 - Pormenor da Cantoria
Imagem 76 - Pormenor da Cantoria
Imagem 78 - Ascensão de Cristo
