top of page

Jacopo della Quercia

(1374 — 1438)

Jacopo di Pietro d'Agnolo di Camargo Guarnieri, mais conhecido porJacopo della Quercia por ter nascido em Quércia Grossa, perto de Siena foi um notável escultor italiano. 

Os seus primeiros conhecimentos foram adquiridos através do seu pai, Piero d'Angelo, escultor e ourives. Consta que realizou o seu primeiro trabalho com cerca de dezasseis anos que se tratava de uma estátua equestre de madeira para o funeral de Azzo Ubaldino. 

 

Em Pisa, terá incidido o seu estudo sobre uma enorme colecção de esculturas romanas e sarcófagos. Assim, com essas influências, acrescidas de outras posteriores, tornou-se uma figura de transição a nível da arte, sendo que a sua obra mostra uma mudança acentuada a partir do meio da sua carreira, do estilo gótico para o Renascentismo italiano. 
Jacopo é considerado o precursor de Michelangelo. 

 

Os primeiros trabalhos do escultor surgem na catedral de Lucca: correspondem a Man of Sorrows (Altar do Sacramento) e um relevo sobre o Túmulo de St. Aniello. 

Em 1401 participou no concurso para as portas do batistério da catedral de Florença, perdendo para Ghiberti. 
Em 1403 esculpiu Virgin and Child, em mármore, para a Catedral de Ferrara. À estátua de St. Maurelius também é atribuida a sua autoria. Ambas se encontram no Museo del Duomo

Imagem 2 - Virgin and Child 

No ano de 1406 executou a Tumba de Ilaria del Carretto, na Catedral de Lucca e em 1408 uma estátua de Madonna com o Menino Jesus, em Ferrara

Imagem 3 -Tumba de Ilaria del Carretto

A sua principal obra tem por nome Fonte Gaia, encontra-se na parte superior da Piazza delCampo. Foi encomendada em 1409 mas apenas executada no período 1414-1419. Este atraso deveu-se ao fato do escultor se encontrar envolvido, em simultâneo, na realização de algumas esculturas para a capela da família em San Frediano Trenta (duas lápides de Lorenzo Trenta e sua esposa). 
 

Jacopo concebeu esta obra inspirando-se na tradicional estrutura das fontes públicas na idade média em Siena. Tem o formato de um grande altar de mármore, sendo constituída de uma bacia rectangular, aberta no lado voltado para o PalazzoPubblico,que está rodeada em três dos lados, por um muro. Os dois lados curtos apresentam baixos-relevos com a criação do alívio de Adão e expulsão do Éden. Nos pilares anteriores encontram-se duas estátuas femininas que representam Rhea Silvia e Acca Larentia, numa homenagem à lendária cidade de origem romana. No maior muro - central – encontra-se Madonna e Criança, num trono cercado por alegorias das virtudes e anjos. Estas esculturas espelham bem a originalidade e o grande poder de linguagem das obras de Jacopo. 
 

Os temas decorativos relacionados com questões éticas e religiosas prestam homenagem à tradição, enquanto as características formais das almofadas individuais são muito inovadoras, com uma liberdade de composição e uma vitalidade incomum 
 

Esta obra é suportada por uma obra hidráulica, composta por um longo túnel, tendo sido reforçada no século XV por Francesco di Giorgio. Em meados do século XIX, dada a sua danificação, fui substituída por uma cópia de Tito Sarrocchi, que completou o trabalho em 1869, desprovido das duas estátuas dos pilares terminais. O que resta do original é preservado na Loggia do Palazzo Pubblico.

 

A obra deu tamanha fama a Jacopo que ele ficou conhecido por seus contemporâneos como “Jacopo della Fonte”. 

Imagem 7 - Fonte Gaia

Em 1421 ele esculpiu Annunciation num estilo diferente, com duas estátuas de madeira policromada, Virgin and Gabriel, para o "Collegiata" em San Gimignano

Imagem 11 - Annunciation

Entre 1417 e 1431 trabalhou em conjunto com Donatello e Ghiberti em relevos para a fonte no Batistério de Siena. No entanto completou apenas um relevo de bronze – The Annunciation to Zacharias - pois encontrava-se ocupado e a Capela de Trenta. Há ainda a salientar que, desde que havera perdido o concurso para as Portas do Batistério que o autor se mostrava muito relutante em trabalhar com o bronze. Aquando da sua participação no tabernáculo do batistério, insistiu em colaborar apenas na parte em mármore.

Imagem 13 - The Annunciationde to Zacharias

Em 1425 iniciou a sua última grande obra, inacabada pela sua morte. Trata-se de uma série de painéis de alívio que decoram a principal porta de S. Petrónio em Bologna. É uma obra inspirada na Génesis e da natividade de Cristo. Os números - geralmente apenas três para um alívio - tem uma notável objectividade e força, pelo que ganhou a admiração de Michelangelo. Alguns dos motivos encontram-se reinterpretados no tecto da Capela Sistina.   

Imagem 4 -Tumba de Ilaria del Carretto

Imagem 6 -Tumba de Ilaria del Carretto

Imagem 5 -Tumba de Ilaria del Carretto

Imagem 8 - Fonte Gaia (lado esquerdo)

Imagem 9 - Fonte Gaia (lado direito)

Imagem 10 - Fonte Gaia (zona central)

Imagem 12 - Pia Batismal no Batistério de Siena

Imagem 15 - Pormenor da Porta de S. Petrónio

Imagem 16 - A Criação de Adão

Imagem 14 - Porta de S. Petrónio

Imagem 17 - A Tentação

Imagem 18 - Expulsão de Adão e Eva do Paraíso

bottom of page