top of page

Antonio Pollaiuolo

 (1432-1498)

 

Piero Pollaiuolo

(1441-1497)

Antonio di Jacopo d’Antonio Benci foi um pintor, escultor e ourives renascentista italiano.  Consta que se formou em ourivesaria e metalurgia com Lorenzo Ghiberti, Finiguerra, Sali e Domenico Dei. Era conhecido como um excelente desenhador, sendo também um dos primeiros artistas e praticar a dissecação anatómica. 
 

Piero di Jacopo d’Antonio Benci (1441-1497), seu irmão, também era artista e terá estudado pintura com Andrea del Castagno. 
 

Os Pollaiouolo, por norma, ajudavam-se nas suas obras. Esta parceria dificulta por vezes a atribuição das obras. Em 1460 adoptaram uma assinatura conjunta para as suas criações. Os irmãos tiveram uma influência significativa no desenvolvimento da arte em Florença, sendo a sua oficina considerada uma das mais importantes daquela cidade no final do século XV. 

 

Ambos demonstravam um enorme interesse na anatomia humana, constando que procederam às primeiras dissecações de cadáveres com o intuito de aperfeiçoar os seus conhecimentos, estabelecendo assim bases para o estudo do corpo humano. Os seus conhecimentos de anatomia estão bem patentes nas suas obras de pintura e escultura. 
 

Trabalharam em diversos ateliers em Florença, sua cidade natal, onde aprenderam pintura e escultura. 
 

No ano de 1455 iniciaram a estátua de bronze Judite, com 42,9 cm de altura, tendo sido concluída quinze anos depois. 

Imagem  91 - Judite

A obra de bronze Hércules e Anteu foi iniciada em 1475, tendo 44,1 cm de altura. Neste momento encontra-se em Nova Iorque (Colecção Frick) 

Imagem  92 - Hércules e Anteu

Os mais importantes trabalhos dos Pollaiuolo foram realizados em Roma. 
Os irmãos foram chamados ao Vaticano em 1484, sendo incumbidos da realização dos Túmulos dos Papas Sisto IV (1484 a 1493) e de Inocêncio VIII  (1493 a 1497). Estes deram uma grande contribuição para o desenvolvimento da escultura em bronze no renascimento. 

Imagem  93 - Túmulo do Papa Sisto IV

Também desenvolveu pequenos bronzes em Florença. 
Em 1491 Antonio participou num concurso para a realização da fachada da Catedral de Florença. Três anos mais tarde foi contratado para esculpir um busto em bronze de Condottiere Gentile Orsini

Regra geral, os trabalhos individuais de Piero são considerados como menos artisticamente significativo do que os do seu irmão, sendo que se encarregava mais da pintura. 
 

As suas obras anunciavam o maneirismo, pela, expressividade e dinamismo que apresentavam. 

Imagem  94 - Túmulo do Papa Inocêncio VIII

bottom of page