top of page

Considerações

finais

Em jeito de conclusão, é possível afirmar que o Renascimento foi uma importante fase na história da escultura. A Península Itálica foi o berço deste movimento, tendo, posteriormente, se alastrado pela Europa, levando a que outros artistas nacionalizassem as ideias italianas. 


Este é um período que se caracteriza pela valorização da estética greco-romana, havendo uma recuperação dos valores clássicos como a beleza e a perfeição. O homem começou assim a encontrar o seu valor no mundo. A humanidade manifesta-se então na arte, sendo a escultura um das mais prestigiadas formas de arte do Renascimento. 


Sendo a arte uma expressão pessoal do artista mas também uma manifestação social, esta corrente renascentista teve extrema importante na corrente do pensamento da época. 
Assim, a arte é utilizada para expor ideais, influenciar a sociedade e como meio de poder para quem a detêm. 


O auge deste movimento corresponde ao período cinquecento, também denominado de Alto Renascimento, sendo Michelangelo o seu maior representante a nível da escultura. 


Através das suas obras e com a sua visão sacra, o escultor mostra com clareza a sua fé e a da sociedade. A humanidade possui a necessidade de expressar seus sentimentos, ideias e a modo mais utilizado para o fazer é exactamente através da arte. 

bottom of page